Iconografia&Produtos



 


Sobre a cidade e o contexto da ação - paisagem ou o que fundamenta o projeto


Palmares, cidade da Mata Sul de Pernambuco, rememora em seu nome a ligação histórica com o Quilombo dos Palmares, bem como a sua vegetação predominantemente marcada pelas palmeiras, entre elas, a carnaúba, buriti, buritana e o babaçu. De natureza exuberante, também constituem partes marcantes do cenário da cidade os rios Pirangi e Una. Conhecida como a terra dos poetas, Palmares carrega consigo uma construção simbólica e artística através das obras literárias e de grandes representantes, tais como Hermilo Borba Filho e Ascenso Ferreira.

Vislumbrando essa paisagem, notamos o potencial do município para as atividades artísticas, culturais e criativas, estratégicas para a compreensão e o re-conhecimento da sua população sobre as manifestações artísticas como modo de vivenciar a sua identidade. Para complementar a cena, Palmares, hoje, conta com o recém inaugurado Instituto de Belas Artes Vale do Una. Já em atividade, o Instituto visa fomentar a prática da arte e áreas afins no sentido de abrir espaço para construções culturais e artísticas locais, promovendo um olhar diferenciado para a cidade e seus recursos (naturais, históricos, econômicos, culturais), bem como realizando capacitações e cursos que favoreçam trocas entre artistas, educadores e a população. Outro fator de importância está na combinação deste espaço de formação e fomento da arte com o professor Cloves Parísio, aluno da primeira turma de desenho industrial/ projeto de produto (design) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Cloves, recentemente aposentado e bastante atuante como docente da UFPE em disciplinas ligadas a materiais e seus processos, é um mestre cujos saberes formaram muitos dos designers e artistas que, atualmente, são referência em Pernambuco. Residente em Palmares, o professor Cloves tem um sonho de contribuir para a construção da arte e do artesanato local, fato que nos motivou a elaborar uma primeira capacitação constituída por experimentações e trocas, por idéias e imagens, pelas histórias de vida de cada participante e os cenários da cidade, os quais são propícios para articulação, formação de uma rede de artistas locais e fomento da arte na cidade.

Dessa forma, compreendemos que o projeto Impressões ser&gráficas potencializa esta paisagem em novos horizontes para o município, cujos elementos históricos, naturais e culturais são um convite a poesia-memória e aos processos-impressões ressignificados através da imagem e da criação de possibilidades de uso dos recursos locais para trans-formar a poesia visual em produção material e arte.



Neste sentido, o projeto Impressões ser&gráficas é uma capacitação que reúne as condições necessárias para abrir caminhos potencialmente criativos materializados em expressões e experimentações gráficas que fazem ponte entre a arte e a poética cotidiana local, ativando as percepções e experiências dos participantes com o entorno, com sua capacidade de lidar com informações gráficas, explorando seus significados, sua força expressiva e seu impacto comunicativo. A capacitação visa, portanto, “imprimir” o olhar dos participantes sobre o local onde vivem, num processo trans-formador colaborativo e de ressignificação das imagens e id-entidades cotidianas.


Um das técnicas de criação que utilizamos no laboratório foi o ícone criado a partir da fotografia dgital. Trabalhamos as dicas básicas de fotografia e edição de imagens, e com a intervenção do design gráfico, criamos os seguintes ícones a seguir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário